Curiosidades
18/07/2022

Como aumentar as vendas de uma empresa? Confira nossas dicas!

Quer aumentar as vendas no seu estabelecimento? Então prepare-se para ver algumas dicas práticas que você pode implementar na sua padaria ou restaurante para alavancar as suas vendas. Não importa o tamanho da sua operação, pois conhecendo algumas técnicas de vendas simples, você conseguirá ver resultados na prática com seus clientes e assim poderá melhorar o faturamento do seu negócio. Confira a seguir as nossas dicas testadas e aprovadas que vão colaborar para aumentar as suas fazendas e fazer do seu estabelecimento um sucesso com os clientes. Boa leitura.

Por que as estratégias para aumentar vendas precisam acompanhar a mudança de comportamento?

A tecnologia influencia as nossas vidas e a forma como fazemos as coisas, mas principalmente, elas mudaram os hábitos de consumo das pessoas nos últimos anos. Por isso que, as estratégias para aumentar as vendas tem que acompanhar essa mudança, e a forma de apresentar seus produtos precisa estar condizente com o que os clientes estão buscando. Sabendo disso, você pode fazer ajustes no seu cardápio, na disposição dos alimentos e até nos horários de servir os pratos e receitas específicas. aumentar as vendas produtividade

Dicas para aumentar a sua produtividade e como melhorar suas vendas

Uma boa maneira de aumentar as vendas é primeiramente otimizar a produtividade na sua empresa, pois isso colabora para que os produtos cheguem aos consumidores finais com preços mais atrativos. Esses preços competitivos são um dos fatores que colaboram para um aumento expressivo nas vendas. Por isso, separamos algumas dicas que você pode aplicar para melhorar as vendas no seu estabelecimento.

Impulsione seus investimentos de marketing  

Para consumir no seu estabelecimento, seja in loco ou via delivery, é necessário que as pessoas saibam o que você tem a oferecer, por isso é fundamental investir em marketing tanto digital quanto físico. Aposte nas redes sociais para criar uma audiência que vai se interessar em conhecer seu restaurante ou panificadora, e para o público fiel aproveitar para apresentar novos produtos.

Pratique upsell e cross sell

Falando em novos produtos, você pode aproveitar as estratégias de upsell e cross sell para alavancar as vendas, principalmente com aqueles clientes que já estão fidelizados. Upsell é fazer com que o cliente aumente o ticket médio, ou seja, se pedido costumeiro dele é um café com pão na chapa, ofereça a chance dele experimentar um misto quente com um capuccino por exemplo. Já o cross sell é fazer uma venda cruzada, então, na compra de um sanduíche específico, leva um suco com desconto, por exemplo. Com esse conceito em mente você pode criar muitas ideias para aumentar as vendas. aumentar as vendas upsell

Ofereça a seus clientes um cartão-presente

Uma forma de fidelizar e também aumentar as vendas é oferecer cartão presente aos clientes, pois assim, eles vão mostrar para outras pessoas os seus produtos, e uma vez que os presenteados foram utilizar o cartão presente, você pode apresentar outros produtos a eles.

Diferencie-se

As pessoas gostam de novidades, então, se você quer atrair mais clientes e consequentemente aumentar as vendas, precisa entregar um algo mais que te separe da concorrência. Seja um café da manhã com música ao vivo, ou pratos sazonais únicos, tudo isso pode ser uma maneira de se destacar.

Tenha uma estratégia de preços

Conheça bem suas finanças para poder trabalhar os seus preços de forma que possam se tornar mais atrativos para os consumidores. Muitas vezes, pode ser uma estratégia válida abrir mão da margem de lucro para que mais pessoas possam ter acesso a algum produto especial seu e assim sejam “fisgadas” e se tornem clientes fiéis.

Crie um programa de recuperação de clientes

Perder clientes é algo que faz parte da rotina de qualquer estabelecimento, isso não quer dizer que não dê para recuperá-los. Se você tiver um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, poderá entender o que levou a saída deles, e assim pensar em estratégias para trazê-los de volta. Uma cortesia, uma promoção exclusiva ou mesmo um evento, podem surtir efeito na hora de recuperar um cliente sumido.

Desenvolva um blog com conteúdos relevantes

Seu público precisa conhecer melhor como funciona a sua empresa e seus produtos, por isso, ter um blog com conteúdos interessantes pode fidelizar clientes e até conquistar novos.

Crie materiais ricos, como e-books, vídeos e infográficos

O blog é o primeiro passo para uma estratégia de conteúdo eficiente, que deve depois ser aprimorada com a criação de e-books, vídeos e infográficos que apresentam outras informações sobre seu negócio para que os consumidores entendam mais do dia a dia da sua operação.

Use o SEO para definir que temas usar em seu blog e materiais ricos

Esse é um tema um tanto mais técnico, mas basicamente, técnicas de SEO podem te ajudar a entender o que o público alvo do seu estabelecimento está procurando no Google e você poderá criar conteúdos que atendam a essas buscas.

Construa páginas de captura de leads onde “troca” informações de contato pelos materiais ricos

As estratégias de conteúdos tem como objetivo construir uma audiência de potenciais clientes, então, construa também páginas onde você pode coletar dados dos consumidores para poder enviar promoções e novidades para eles. Essa audiência pode se converter em clientes se você criar um bom relacionamento com ela.

Envie e-mail marketing segmentado com informações relevantes para seus clientes (não ofertas e propagandas)

Esse é um ponto delicado, mas para criar o tal do relacionamento com esses contatos, é preciso enviar para ele conteúdos que entregam algum valor, sem necessariamente ser propaganda. Por exemplo, um e-mail com conteúdo ensinando como fazer uma versão caseira do sanduíche famoso do seu estabelecimento, é algo que pode encantar mais do que uma propaganda do seu sanduíche em questão.

Use as mídias sociais para divulgar ainda mais conteúdos

O seu público está nas redes sociais, então seu restaurante ou panificadora deve estar também. Faça postagens constantes e relevantes mostrando a produção dos pratos e outras curiosidades, além de ofertas e fotos dos produtos. Vale também criar pontos na decoração do seu estabelecimento que encorajem os consumidores para que eles tirem fotos, postem nas redes e marquem seu estabelecimento, isso é uma forma potente de divulgação.

Utilize um CRM

Como falamos no tópico sobre recuperar clientes, ter um software CRM te ajuda a saber informações sobre seus clientes que podem ser utilizadas para fidelizá-los. Dados como data de aniversário, podem servir para que você mande uma promoção específica para que ele vá comemorar a data no seu estabelecimento, por exemplo. Conhecendo e gerenciando sua base de clientes, é possível aumentar bastante as suas vendas.

Organize os processos

Temos um conteúdo aqui no blog sobre a importância de um organograma para organizar os cargos e funções da sua padaria, e seguindo essa linha, organizar os processos também é fundamental para garantir entregas melhores. Estabelecer um fluxograma ajuda a visualizar os processos de forma simples e assim poder entender quais etapas podem ser otimizadas para aumentar a produção de forma coerente. Outra coisa que representa um grande salto produtivo é automatizar alguns processos, pois sem a necessidade de interferência humana os colaboradores podem se dedicar a outras tarefas. Isso tudo é feito com equipamentos de qualidade que realmente vão promover uma automatização da produção sem que a qualidade seja impactada. Amassadeiras, modeladoras de pizza, boleadoras, fornos eficientes entre outros, todos esses equipamentos podem fazer da sua operação um processo muito mais ágil e eficiente.

Tenha uma cultura organizacional com foco no cliente

Você enquanto empreendedor sabe da importância do cliente para o sucesso do seu estabelecimento, e portanto é pensando nele que todas as ações devem ser direcionadas. Então, o ideal é que você crie uma um ambiente onde todos os colaboradores tenham essa mesma ideia de que o cliente é quem tem que ser agradado para que todos se beneficiem. Estratégias como ter uma área de customer success na sua empresa é importante para que essa cultura seja fortalecida. Customer Success é o setor responsável por garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível, principalmente após a compra, então é uma estratégia de fidelização. Para um estabelecimento como uma padaria ou restaurante, ter recorrência de clientes é a forma mais eficiente de sempre ter vendas, inclusive com possibilidades de aumentar o ticket médio deles.

Invista em equipamento

Para ter muitas vendas é preciso ter muitas ofertas também, pois se a demanda subir é imprescindível que você consiga entregar dentro do tempo. Nada estraga mais a experiência do cliente do que ter que esperar muito para ser atendido ou pior, receber algo com qualidade não tão boa, pois essa quebra de expectativa pode afetar muito a reputação do seu negócio. Então, o caminho mais lógico é aumentar a produção à medida que a demanda por seus produtos vão subindo também, que dessa forma se estabelece uma maneira saudável de crescer seu negócio. A melhor forma de aumentar a produtividade é investir em equipamentos de qualidade que possam entregar eficiência na automatização de processos manuais. Diminuir erros e aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade dos produtos é o sonho de todo proprietário, e isso é possível, desde que você invista em maquinário com eficiência comprovada como os da Reemaq.

Confira o catálogo de equipamentos da Reemaq para otimizar as vendas da sua empresa!

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Gatilhos mentais são eficientes para vender?

Gatilhos mentais são acontecimentos externos que provocam uma reação específica em uma pessoa, e quando aplicados num contexto de marketing, podem ser um fator de convencimento de clientes. A dica de deixar seus clientes fotografarem e marcarem seu estabelecimento nas redes sociais, é um exemplo de gatilho de prova social, pois quando as pessoas que o acompanham verem que está consumindo do seu restaurante, automaticamente vão se interessar pelo local pois alguém de confiança acabou de postar que o local é bom. Existem vários outros gatilhos mentais que você pode explorar na comunicação da sua empresa para aumentar as vendas, mas é importante fazer da forma adequada. E quando você aplicar as nossas dicas e ver o seu número de clientes subir, sua produção vai ter que dar conta, e fique tranquilo que a Reemaq pode te ajudar. Temos uma linha de equipamentos para panificadoras e restaurantes para que você possa aumentar a produtividade sem abrir mão da qualidade de seus alimentos. São produtos para vários tipos de produções, por isso, acesse nosso site para ver o que a Reemaq pode fazer para otimizar sua produção e ajudar aumentar as suas vendas.

Conclusão

Trouxemos essas 15 dicas para aumentar as vendas para que você possa aplicar já ao seu negócio e assim alavancar o faturamento da sua padaria ou restaurante. O ideal é que você aplique as que mais façam sentido para a realidade atual da sua empresa, sempre visando criar maneiras para conseguir ser mais competitivo no seu mercado. Nesse processo, conte com a Reemaq e nossa expertise em equipamento para padaria que foram totalmente desenvolvidos para serem duráveis e trazer mais produtividade para seu estabelecimento.  
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