Gestão de Restaurante
06/05/2022

Saiba como deixar seu cardápio ainda melhor e atrair clientes

Introdução No seu restaurante, o primeiro contato com seu produto que o cliente terá, assim que sentar à mesa é através do seu cardápio. Ele pode até observar o que os outros estão pedindo, mas um menu bem feito pode conquistar os olhos do consumidor antes do seu paladar. Por isso, é sempre bom estar de olho nas novidades para deixar seu cardápio cada vez melhor, atraindo mais clientes. Também é importante pensar no delivery e redes sociais, pois muitas vezes o seu possível cliente poderá encontrar seu cardápio na internet e isso pode ser algo que vai definir a decisão dele de onde irá comer. Então vem conferir essas ótimas dicas para fazer o cardápio do seu estabelecimento bombar. Boa leitura. cardápio história

Cardápio de restaurante: entenda como começou!

Cardápio vem da junção das palavras em latim charta (papel) e dapes (iguarias) e surgiu como um papel onde se listam os pratos de um banquete, geralmente usando nos palácios reais. O que se tem documentado como mais antigo é o cardápio do Banquete oferecido por Luís XV, rei da França, em 1751, e lá estavam listados 48 pratos, contendo sopas, carnes e sobremesas. Foi desenhado por Brian de Sainte-Marie, artista e calígrafo da época. Desde então, cardápios passaram a ser comuns não só nas cortes reais, mas também em restaurantes chiques e eventualmente foi se tornando algo popular em vários outros estabelecimentos.

Como organizar um cardápio?

É importante que o cardápio siga uma lógica para que o seu cliente possa encontrar facilmente o que ele busca, então, a melhor forma é organizar os blocos pensando na ordem em que ele irá comer.

Aperitivo

O primeiro bloco são os aperitivos, principalmente esse seu restaurante recebe happy hours, pois os consumidores vão querer algo para beliscar enquanto bebem, ou até para esperar mais convidados chegarem.

Entrada

Na sequência vem as entradas, que são pratos maiores, porém leves, sendo apenas um preparo para refeição principal.

Prato principal

Esse é o bloco principal, pois muitas vezes o cliente escolhe a entrada e a sobremesa baseados no prato principal. Não precisam vir em primeiro, mas é interessante que esse bloco tenha um bom destaque para chamar a atenção.

Carnes

Também são pratos que geralmente merecem um destaque, principalmente no Brasil onde são a preferência de muitos consumidores, então vale colocar as carnes próximas ao prato principal, com um certo destaque também.

Sobremesas

Como dissemos, as sobremesas muitas vezes são escolhidas para complementar os pratos principais, sendo assim você pode colocá-las numa sequência em que tenham coerência com a sequência de pratos, assim cria uma relação na mente do cliente que auxilia a sua escolha.

Bebida

Assim como os aperitivos, as bebidas devem vir mais ao final do cardápio, e sempre num bloco separado, com algum destaque, até porque, muitos clientes podem querer beber algo enquanto se decidem pelo que pedir para comer. cardápio classificar

Como classificar os produtos?

Primeira coisa é entender que seu cardápio não precisa ser gigante, mas, ao mesmo tempo é interessante ter opções variadas e inclusivas. Sempre separe pratos para quem tem restrições alimentares em blocos únicos é com algum destaque para ficar fácil de ser encontrado.

Pratos veganos e vegetarianos

Cada vez mais pessoas aderem aos movimentos do veganismo e vegetarianismo, desde motivos ideológicos até questões de saúde, por isso, estabelecimentos sem essas opções podem estar perdendo uma grande faixa do mercado consumidor. Não precisa encher seu cardápio de opções veganas e vegetarianas, mas é interessante ter pelo menos 2 ou 3 pratos para promover essa inclusão.

Sem lactose ou sem glúten

Muitas pessoas, principalmente crianças, têm problemas quanto ao glúten e lactose, então vale a pena ter essas opções no seu cardápio, pensando principalmente nas famílias que vão ao seu restaurante e querem comer juntas.

Adicionais

Por fim, os adicionais são interessantes para oferecer mais variedade para cliente-la, mas não é uma regra, vai depender de como você pensou seus pratos e assim decida se cabe ou não oferecer.

Quais são os tipos de cardápios?

O nome indicava que cardápio era um papel listando as iguarias, só que a tecnologia chegou e hoje temos vários tipos para oferecer aos clientes.

Cardápio tradicional

Impresso em papel e muitas vezes laminados, esse é aquele cardápio que estamos mais acostumados, e ainda muitos clientes preferem, então ainda vale a pena tê-los no seu estabelecimento.

Cardápio digital WhatsApp

O problema dos cardápios tradicionais é que tem um custo de impressão, e se forem laminados então, são ainda mais caros.  Outro problema é que a cada alteração nos preços, ou você precisa imprimir novamente ou rasurar os cardápios atuais, o que não é tão legal. Por isso que os cardápios digitais têm ganhado força, inclusive porque você pode enviar para o WhatsApp do cliente, antes mesmo dele chegar ao estabelecimento, funcionando até como uma propaganda do seu restaurante.

Cardápio virtual

Essa opção é semelhante ao cardápio digital, porém pode ser feito em um site ou aplicativo específico, no qual o cliente acessa pelo celular ou computador, e onde você pode atualizar preços e pratos sempre que quiser.

Cardápio digital para delivery

O dono de restaurante mais esperto sabe que para o delivery não tem como ser o mesmo cardápio, por isso, ter uma opção específica ajuda muito, nesse caso, com um cardápio digital. Nos aplicativos de delivery em geral é possível colocar produtos específicos para entrega.

Cardápio em braile

Novamente falando sobre inclusão, ter cardápios em braile é importantíssimo para facilitar a vida dos deficientes visuais. Também tem opção de colocar assistente de voz nos cardápios virtuais que promovem bastante acessibilidade. cardápio organizar

Como montar um cardápio?

Além da organização e ordem dos blocos que já apresentamos, há outras dicas práticas que você pode aplicar nos seus cardápios que vão trazer muito destaque a eles.

Cuidados com o cardápio

Para as versões impressas é importante que seja em papel de qualidade, bem encadernado e se possível laminado, pois passa bem mais credibilidade. Nos virtuais, opte por opções online, que assim você pode enviar um link de acesso, que seja leve para o cliente poder acessar até pelo 4G. Evite arquivos em PDF para download, pois isso nunca é atrativo para o consumidor. Outro ponto fundamental é não ter erros ortográficos e principalmente de preços, pois se um produto que custa 100 reais estiver faltando um zero no cardápio, você será obrigado a vendê-lo por 10, então cheque muito bem antes de colocar a disposição dos clientes.

Imagens e cores atraentes

Lembrando que cores atraentes e chamativas não quer dizer apenas algo vibrante que pode ficar até um pouco brega. Busque combinações harmônicas e coloque os destaques onde são mais necessários, como nas fotos dos alimentos e também em preços que são mais interessantes para o consumidor.

Faça bom uso de descrições dos pratos  

Muitos clientes não têm muita noção de como é um prato pelo nome, por isso saber descrever bem os ingredientes pode despertar desejo. Termos como “carne macia e no ponto” ou "queijo cremoso", por exemplo, são formas de mostrar que um prato é saboroso.

Ideias e promoções

Promoções são fundamentais para todo estabelecimento, então no seu cardápio isso merece um bom destaque. Alguns separam páginas específicas para expor promoções, assim conforme o cliente vai virando as páginas, a oferta “salta” aos olhos dele.

Novos produtos

A mesma ideia vale para novos produtos, que também precisam de um espaço de destaque, tanto para impactar os clientes de sempre, mas também cativar os novos.

Exclusividade: o maior diferencial

Se seu restaurante tem algum diferencial no visual, por exemplo, o cardápio precisa acompanhar isso.  Ambiente descontraído, pede um menu mais divertido, enquanto estabelecimentos sofisticados podem ter um cardápio mais chiques. Outra coisa, destaque sempre os pontos fortes, como produção própria, matérias de qualidade e afins. Uma boa ideia é conseguir otimizar sua produção, diminuir o esforço na cozinha sem abrir mão da qualidade, e a melhor forma de fazer isso é com os equipamentos Reemaq. Nossas amassadeiras, por exemplo, possuem várias capacidades, de 6 kg, 12kg, 25 kg e até 40 kg de massa, 3 velocidades e é de operação super simples. Isso só para falar de um dos modelos, pois nosso portfólio é vasto e com certeza temos algum equipamento ideal para sua produção.

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