Gestão de Restaurante
06/06/2022

Dicas para melhorar a gestão do seu negócio

Ser dono de uma empresa bem sucedida passa por uma boa gestão de negócio, independentemente da área de atuação, mas claro que cada estabelecimento terá suas particularidades. A administração de restaurantes e panificadoras não é diferente, principalmente na gestão dos recursos e otimização das operações é onde você tem que ter a máxima atenção para seu negócio prosperar. Para te ajudar nessa missão de empreender, separamos algumas dicas práticas para que você possa aplicar na gestão do seu negócio e obter mais eficiência nos processos e um faturamento melhor para um financeiro saudável. Boa leitura.

Gestão de negócios: o que é

Uma empresa para ser longeva e bem sucedida, precisa de uma boa gestão de negócios, que na prática é um conjunto de conhecimentos e habilidades que viabilizem o funcionamento pleno bem como o crescimento de uma instituição. Isso é feito por meio de planejamentos que envolvem todos os setores da empresa, como administrativo, financeiro, jurídico e marketing, e a atividade é centralizada na figura de um gestor que tenha um bom conhecimento de todos esses assuntos. Em empresas de pequeno e médio porte a gestão costuma ser feita pelo próprio dono, porém à medida que o negócio cresce, é preciso profissionalizar o setor e ter cargos de lideranças para que a operação da empresa seja sustentável. O que faz um profissional de gestão de negócios

O que faz um profissional de gestão de negócios?

O profissional de gestão de negócios é um gestor que tenha experiência e conhecimento técnico dos aspectos que compõem uma empresa, e é responsável por garantir a viabilidade e trabalhar pelo crescimento do negócio. De fato muitas empresas, especialmente no Brasil, começam com o próprio fundador fazendo todas as funções de gestão, porém, o negócio só vai longe se houver uma profissionalização desses setores. Nesta etapa é que um gestor de negócio pode entrar na sua operação para estruturar todos os setores que são vitais para consolidação e crescimento de um negócio. É imprescindível que o gestor tenha conhecimentos de administração, financeiros, marketing, vendas entre outros, inclusive aqueles relacionados ao segmento em que a empresa atua. Vale frisar que não é preciso que o gestor seja especialista nesses assuntos, mas que saiba o bastante para montar equipes técnicas que vão desempenhar esse papel com eficiência.

Qual a diferença entre o gestor e o administrador?

Nas funções do dia a dia de uma empresa pode ser que esses cargos se confundam, porém, na hierarquia de um negócio o gestor tem bem mais responsabilidades que um administrador. Mas do que cuidar das partes burocráticas de um negócio, o gestor tem um papel de liderança importante, então é um profissional que tem sob sua gestão outros profissionais. O administrador por suas vez, pode fazer o seu trabalho simplesmente com seus conhecimentos técnicos, atuando na parte operacional de um negócio, enquanto ao gestor cabe garantir que todos os processos estejam funcionando. Ou seja, o sucesso de uma empresa passa muito mais pela capacidade do gestor em mobilizar as equipes para que sejam produtivas, do que das ações do administrador no dia a dia. A importância da gestão de negócios

Qual a importância da gestão de negócios?

Quando um negócio está iniciando, o dono é o único gestor, então cabe a ele construir uma marca sólida, buscar clientes, escolher colaboradores competentes  e fazer uma entrega de excelência de seus produtos ou serviços. À medida que a empresa cresce e mais pessoas vão entrando no organograma, o gestor de negócios também é responsável por gerir o time, contratar peças estratégicas para cuidar dos setores e garantir o bom funcionamento da empresa como um organismo. Em uma analogia com a música, podemos dizer que o gestor de negócios é o maestro que mantém a banda tocando bem enquanto compõe novas músicas e busca locais para apresentação.

Gestão de negócios na empresa: como colocar em prática?

Partindo para prática de uma boa gestão de negócios, separamos algumas dicas para você já organizar seu negócio, independente do ramo de atuação. Especialmente para restaurantes e panificadoras, temos uma dica bem especial, fique até o final. conheça sua empresa

Conheça bem a sua empresa

Por mais óbvio que isso pareça, muitos empresários acabam perdendo o controle das situações da sua empresa à medida que ela vai crescendo, e principalmente quem tem um perfil mais controlador, acaba deixando passar coisas importantes para a gestão.  Então, é muito importante que você tenha líderes de confiança em cada setor e se possível, tenha os dados armazenados e use tecnologias que facilitem a comunicação e geração de relatórios para que possa ter a visão geral da empresa a poucos cliques. Considere ter gestores que possam cuidar de setores estratégicos e que possam criar relatórios simplificados, mas assertivos quanto à situação do negócio.

Acompanhe o mercado e seus concorrentes    

Conhecer sua empresa é fundamental para deixar tudo preparado internamente para enfrentar as mudanças externas que você não tem controle. No entanto, é possível fazer pesquisas de mercado para entender como seu segmento está funcionando para que possa detectar oportunidades bem mais cedo e poder explorá-las em prol do seu negócio. Analise também os seus concorrentes para entender o que eles têm de diferencial em cima do seu negócio ou o que você pode superá-los. Atualmente, tem muitas ferramentas onlines que permitem que você entenda os resultados de um concorrente na internet e podem te dar uma boa ideia dos próximos passos a seguir.

Dê ouvidos aos seus clientes: a opinião deles faz o seu negócio 

Muitas vezes seus clientes buscam uma opção no concorrente que você poderia estar resolvendo se tivesse identificado isso com antecedência simplesmente dando atenção aos feedbacks. Com as redes sociais, sua marca está bem mais conectada com seus clientes e as avaliações são atividades costumeiras onde é possível perceber quais são os pontos de melhoria do seu negócio. Uma reclamação de um cliente jamais deve ser ignorada, por mais simples que pareça, por isso, vale a pena investir em um gestor de redes sociais para ficar mais próximo do seu público alvo.

Elabore um planejamento financeiro eficiente  

Dinheiro em caixa é o oxigênio de toda empresa, e por isso, o gestor de negócios tem que ter um planejamento financeiro eficiente para garantir a saúde financeira do negócio.  Ter um bom fluxo de caixa vai facilitar muito as chances de uma boa gestão. O gestor de negócios é quem deve montar um time de financeiro para ter um controle mais eficiente das finanças, porém é possível terceirizar esse serviço com uma outra empresa para encaixar no orçamento. Para ter pelo menos uma base, você pode estabelecer um planejamento financeiro nos seguintes moldes:
  • Faça o cálculo de qual é o ponto de equilíbrio (breakeven) do seu negócio
  •  Foque em construir um fluxo de caixa
  •  Estabeleça metas para entrada de receita
  •  Otimiza os custos
  • Invista em softwares que facilitem a gestão financeira

Utilize metodologias de gestão empresarial

Hoje em dia é possível fazer uma melhor gestão de negócios se aproveitando de metodologias pré estabelecidas, bem como utilizando softwares para organizar processos e otimizar as atividades na empresa. Ferramentas de gestão financeira, logística, contábil e afins, são formas tecnológicas de fazer uma gestão mais eficiente. Para os donos de restaurantes e panificadoras, a nossa dica para uma gestão mais eficiente é ter um maquinário que agilize sua produção com um ótimo custo benefício para aquisição.

Conheça as soluções que a Reemaq tem para aumentar o desempenho do seu negócio.

Conclusão

Como você viu, a gestão de negócios é fundamental para que qualquer empresa ou estabelecimento possa se consolidar no mercado e não virar estatística dos negócios que fecham antes dos 5 anos de operação. Invista em qualificação, seja para você enquanto dono ou em uma equipe que reúna as expertises necessárias para executar uma gestão eficiente. No operacional, a Reemaq pode te ajudar com equipamentos de altíssima qualidade que otimizam sua produção, conheça nossa linha.

O que achou deste artigo sobre a gestão do seu negócio? Não deixe de deixar o seu comentário, ele é muito importante para nós!

Voltar
Compartilhe: