Gestão de Restaurante
25/08/2022

Gestão de redes sociais: importância e dicas de como fazer para vender mais

Para o sucesso de todo empreendedor, a internet é fundamental hoje em dia, e dos elementos do mundo digital, sem dúvidas a gestão de redes sociais feita da forma correta é o que mais poderá trazer benefícios para o seu estabelecimento. Seja você adepto ou não das tecnologias, o fato é que seu consumidor está lá utilizando as redes, então sua empresa precisa estar lá para que essas pessoas conheçam seu trabalho, até porque, sem dúvidas os seus concorrentes já estão lá. Vem com a gente entender alguns conceitos e estratégias para gerir e utilizar as redes sociais para trazer mais clientes para sua panificadora ou restaurante, o que consequentemente se traduzirá em mais vendas. Boa leitura.

O que é gerenciamento de redes sociais

Basicamente, o gerenciamento de redes sociais é criar estratégias para utilizar esse canal de comunicação da forma mais eficiente pensando na atração de clientes para o seu estabelecimento. Também é possível aproveitar as redes para publicar conteúdos, construir audiência, divulgar promoções e muito mais. Para fazer isso é preciso ter um bom conhecimento do funcionamento específico de cada rede social e suas ferramentas, para entender quais tipos de conteúdos funcionam melhor em cada tipo de cenário.

Por que é importante fazer uma boa gestão de mídias sociais?

Existem várias boas razões para fazer uma boa gestão de redes sociais, mas talvez a mais relevante é que sem dúvidas seus concorrentes já estão atuando lá. Não só isso, seu cliente com certeza está nas mídias. Então, quando seu estabelecimento tem uma comunicação bem direcionada para o público certo, é possível criar uma audiência e assim os já clientes e os consumidores em potencial podem saber em primeira mão das novidades e lançamentos do seu negócio. Pessoa com celular na mão fazendo estratégia de gestão de redes sociais

Como montar uma estratégia para a gestão de redes sociais?

Só postar de qualquer jeito não basta, pois a gestão de rede social precisa ser levada com compromisso, mas principalmente com estratégia. Existem técnicas para construir uma marca na internet, em especial nas mídias sociais, e para te ajudar a vislumbrar o projeto, separamos alguns passos que você pode seguir.

Defina a buyer persona

Buyer persona é um termo do marketing que significa “comprador ideal”, ou seja, é uma representação de como seria um cliente que reúne diversas características que seu produto ou serviço pode solucionar. Por exemplo, o tipo de pessoa que vai comprar o pãozinho todo dia é diferente do cliente que vai aos finais de semana tomar café da manhã no local, e isso nos leva a outra questão que é: seu negócio pode ter mais de uma persona. Então, quando você entende quais são as principais características do seu consumidor fica mais fácil direcionar as comunicações para que atinja a pessoa certa.

Estabeleça os objetivos

Não caia na ideia de conseguir muitos seguidores nas suas redes, pois esse objetivo não tem tanta relevância, opte por criar metas que tenham a ver com engajamento. Vale mais a pena ter 1000 seguidores, onde 500 de fato visitam seu estabelecimento do que ter 100 mil onde só os mesmo 500 vão ao local. Busque o criar uma audiência e trabalhe com anúncios, de preferência com auxilio de um profissional de marketing digital.

Acompanhe as métricas

Uma das melhores ferramentas das redes sociais é o fato de permitir uma mensuração muito rica em dados sobre seus seguidores e suas interações nas suas mídias. Veja quais são os horários de maior movimento para aproveitar e lançar as promoções, acompanhe quantos novos visitantes estão acessando a página, quais posts tem maior engajamento e assim por diante.

Defina os canais

Cada rede social tem suas particularidades, então é importante definir os canais que mais se adequam a realidade da sua empresa. Por exemplo, se você não se sente confortável em gravar vídeos, o TikTok pode não ser a melhor opção, pois o foco da rede é esse. Recomendamos começar pelo Instagram, que atualmente é o que traz melhor retorno orgânico, e aos poucos você pode replicar os conteúdos nas outras mídias sociais.

Saiba o que publicar nas redes sociais

Como dissemos, cada rede social tem sua particularidade, então é importante que você defina o que vai publicar em cada uma, não só isso, é preciso entender que nem tudo é interessante para o público. Por isso voltamos às métricas, pois você pode saber quais conteúdos têm mais ou menos engajamentos para continuar ou não publicando.

Descubra os melhores horários para publicar nas redes sociais

Reforçando as métricas novamente, após um tempo você consegue ver quais horários são mais interessantes para publicar, pois é quando seu público está mais ativo nas redes.

Monitore e interaja com o público

Outro grande trunfo das redes sociais é que não são uma mídia estática, ou seja, o consumidor pode interagir e é fundamental que você interaja de volta. Responda comentários, crie enquetes, compartilhe postagens em que os clientes marquem seu estabelecimento e por aí vai. Aqui fica uma dica bônus para criar espaços instagramaveis no seu estabelecimento, que é onde os clientes podem fazer belas fotos que irão postar em seus Instagrams divulgando seu espaço.

Faça o gerenciamento de crises em redes sociais

A gestão de redes sociais passa muito também por dar satisfações a seu público, então, em um eventual momento de crise, aproveite essa proximidade com os consumidores para se retratar ou esclarecer algum ponto. Frequência de gestão de redes sociais

Com qual frequência devo publicar nas redes sociais?

É um fato que os algoritmos das redes sociais favorecem quem publica mais, então a sugestão seria postar o máximo possível, porém nem sempre isso é o ideal. O melhor caminho é ter um cronograma de publicações que seja confortável para você ou sua equipe e que possa ser mantida uma constância. Ou seja, se for publicar uma vez por semana (o que não é recomendável), poste sempre no mesmo dia e horário, para que os consumidores possam se habituar. Aproveite também dos stories que são bons espaços para testar horários de maior engajamento e mantenha o feed melhor organizado com conteúdos mais relevantes. Fica a recomendação aqui de bolar um cronograma que tenha ao menos um post nos stories por dia, no caso do Instagram, e se for conteúdo em vídeo, estabeleça um dia da semana para publicá-los.

Como eu analiso os meus resultados?

A forma mais correta seria ter sempre o acompanhamento de um profissional de marketing para extrair o melhor dos resultados, mas se você está começando a gestão de redes sociais agora, algumas dicas podem ajudar. O Facebook e Instagram por exemplo, oferecem o aplicativo Business onde você consegue acessar de forma bem visual todas as informações das suas páginas, e isso pode te ajudar a entender melhor o comportamento do seu consumidor. Reforçando, mais do que quantidade de seguidores, observe o nível de engajamento, que é o quanto os consumidores de fato interagem com as suas publicações. Para mais dicas, fique sempre ligado aqui no blog da Reemaq que te ajudamos tanto a gerir seu restaurante e/ou panificadora quanto fornecendo equipamentos que otimizem sua produção. Conheça nossos produtos.

Conclusão

Por fim, a gestão de redes sociais para qualquer empresa já não é mais um luxo, é uma forma de se manter competitivo com seus concorrentes, por isso é tão importante fazer isso da melhor forma. Use nossas dicas para começar desenvolver uma rede social eficiente e quanto se estabelecer, busque sempre um profissional para ir para o próximo nível. Enquanto isso, conte com a Reemaq para mais dicas e equipamentos de panificação.
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