
- Gestão de Restaurante
- Segurança
Como limpar uma cozinha industrial: quais produtos e equipamentos adequados e como organizar a limpeza
Qualidade dos produtos e do atendimento no seu estabelecimento são importantes, porém é preciso seguir algumas normas que envolvem a higiene do local. Por isso, saber como limpar uma cozinha industrial corretamente não só garante a qualidade da sua produção, como também mantém sua operação dentro das normas da vigilância sanitária. Vem com a gente entender como fazer essa limpeza da melhor forma. Boa leitura.
Qual a importância de seguir as normas sanitárias?
As orientações e normas propostas pela vigilância sanitária, servem para manter um padrão de higienização em estabelecimentos, que contribui para a integridade dos alimentos e evita propagação de doenças causadas por vírus e microrganismos, bem como intoxicação alimentar, entre outros problemas. A ANVISA é o órgão que regula a atuação de padarias e restaurantes quanto às questões sanitárias, e para manipuladores de alimentos, requerem as seguintes normas:
- Uniformes dos funcionários que manipulam alimentos devem ser trocados diariamente e usados apenas nas dependências internas do estabelecimento.
- Os funcionários devem realizar exames regulares;
- Cabelos dos manipuladores devem estar presos e cobertos por toucas, não sendo permitido o uso de barba
- As unhas dos profissionais devem estar curtas e sem esmalte/base
- Fica proibido o uso de joias e maquiagem durante a manipulação dos alimentos
- Padeiros e cozinheiros devem usar avental, botas e toucas. A vigilância sanitária para panificadoras tem um checklist com os itens a serem conferidos na cozinha.
Como limpar uma cozinha industrial?
Entendendo o que pede o órgão regulamentador, agora sim podemos ir para prática da limpeza de uma cozinha industrial. A seguir temos algumas dicas para organizar as tarefas e executar uma higienização plena.
Realize a limpeza dos utensílios e equipamentos da cozinha
Todos os utensílios precisam estar sempre limpos, bem como a área de trabalho, mesmo que daqui a pouco você vá utilizar novamente alguma vasilha, por exemplo. Isso porque, quanto mais tempo um local ou utensílio fica sujo, maior é a proliferação de bactérias ali. Essa limpeza constante, mantém o ambiente sempre bem higienizado, desde que se use os produtos adequados.
Faça uso de produtos e materiais adequados
Nem sempre o produto mais forte é o mais eficiente, por isso foque em utilizar químicos para limpeza que sejam apropriados para as superfícies da sua cozinha industrial. Esponjas que lavam os utensílios precisam ser trocados constantemente e lavados com água e sabão neutro com a máxima frequência possível. Áreas como fornos, fogões, forno para confeitaria, pias, bancadas e o piso precisam ser desinfetados, e aí sim o uso de produtos químicos específicos se faz necessários, respeitando sempre as diluições indicadas pelo fabricante.
Mantenha a higiene: faça inspeções dos equipamentos
É importante também implementar uma rotina de inspeção dos equipamentos e da limpeza das superfícies, pois muitas vezes na correria do dia a dia, alguma coisa pode passar. Fazendo essa revisão dos equipamentos, é possível identificar alguma irregularidade e já resolver.
Faça o descarte correto do lixo
O lixo acumulado é um dos problemas mais recorrentes nas cozinhas industriais, isso porque, atrai animais como baratas e em alguns casos até ratos. O ideal é ter lixeiras reforçadas, separar os orgânicos dos recicláveis e se possível remover o lixo do ambiente diariamente. Um item como o triturador de lixo, pode ser muito eficiente para minimizar o volume de resíduos e manter o ambiente higienizado.
Qual deve ser a rotina de higienização da Cozinha Industrial?
As tarefas de limpeza de uma cozinha industrial tem que ser muito bem organizadas e divididas pelos cargos e funções, seguindo uma rotina eficiente. A ideia de um fluxograma também para essas funções pode ajudar, e mais do que isso, separar as tarefas naquelas que serão diárias, semanais e mensais. Veja a seguir uma forma de organizar a hierarquia dessas tarefas.
Procedimentos de Higienização diária
Começando pelas atividades que devem ser feitas todos os dias:
- No começo e no fim dos turnos desinfete todos os ambientes e superfícies onde os alimentos são manipulados, inclusive onde há circulação de pessoas
- Todos os equipamentos de cocção precisam ser devidamente limpos todo dia no fim do expediente
- Não esqueça dos eletrodomésticos como liquidificadores, batedeiras, mixers, microondas e afins
Procedimentos de Higienização semanal
As tarefas semanais são um pouco mais pesadas e profundas, porém essenciais para uma limpeza de qualidade, confira:
- Limpeza e desinfecção dos ralos das pias e dos ambientes
- Limpar e descongelar geladeiras e freezer e também renovar a dispensa olhando produtos vencidos e/ou já abertos e impróprios para uso
- Fazer a limpeza das paredes e azulejos, sempre de cima pra baixo com enfoque nos rejuntes
- Lavas as janelas e portas ao menos na parte interna
Procedimentos de higienização mensal
Por fim, as tarefas mensais são de fato as mais pesadas e envolvem principalmente os equipamentos industriais.
- Higieniza máquina de gelo se tiver
- Limpeza completa do sistema de ventilação e das grades anti pragas
- Limpeza dos tetos e proteção das luminárias
- Limpeza da caixa de gordura.
Lembre-se de usar sempre produtos e equipamentos adequados para limpeza industrial, e também invista em equipamentos de qualidade para sua produção, que sejam ergonômicos e fáceis de higienizar.
Encontre as melhores opçoes de máquinas e equipamentos para a sua cozinha industrial na Reemaq!
Conclusão
Agora você viu como limpar uma cozinha industrial da forma certa para estar em acordo com as normas da ANVISA e entregar aos seus clientes sempre a melhor qualidade em produtos. Estabeleça uma boa rotina e se possível, tenha equipes específicas para cuidar da limpeza, em especial a limpeza mais pesada. Conte as máquinas Reemaq para otimizar sua produção, pois são fáceis de usar e de limpar.