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Delivery: vale a pena fazer o serviço no meu restaurante?
  • Delivery
11/09/2022

Delivery: vale a pena fazer o serviço no meu restaurante?

Recentemente o serviço de delivery deixou de ser uma alternativa e se tornou a única opção para restaurantes e padarias, pois como houve uma pandemia com quarentena, essa foi a maneira de sobreviver ao período. Mesmo com a flexibilização e as pessoas voltando a sair, muitos estabelecimentos perceberam que as entregas representaram um aumento significativo no faturamento dos seus negócios, então, por que não continuar, não é mesmo? E para fazer isso, você precisa conhecer as principais opções do mercado e também como estruturar as suas operações para conseguir executar essa estratégia de forma realmente vantajosa. Confira no artigo de hoje as dicas para fazer isso no seu relacionamento. Boa leitura.

O que é delivery?

Delivery é uma palavra em inglês que significa entrega em geral, porém é mais utilizado para falar especificamente sobre a distribuição de mercadorias de restaurantes, mercados, farmácias e outros bens de consumo, até as residências. Isso é uma maneira de diferenciar por exemplo do serviço de frete, que também trata-se de um tipo de entrega, mas como uma logística bem diferente e levando produtos que não são alimentícios. O esquema de entregas em domicílio existe desde que o comércio está aí, porém as formas de entrega, e principalmente as formas de solicitar mudaram bastante à medida que novas tecnologias foram surgindo. Delivery vale a pena

Fazer delivery vale a pena?

Atualmente essa é uma pergunta válida, porque há em 2020 não deu tempo de testar, pois praticamente todos os estabelecimentos tiveram que aderir a entrega em domicílio para sobreviver a pandemia, e isso criou algumas tendências de mercado que permanecem até hoje. Em números, as estimativas para 2022 eram de um crescimento de 28% nos food services, incluindo os sistemas de delivery nesse caso, muito porque no pós pandemia, os restaurantes que continuaram com as entregas em casa, passaram a faturar muito mais. Se a qualidade é um fator que te faz pensar duas vezes antes de considerar as entregas, precisamos falar das dark kitchen, tendência que já era forte no exterior e tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Em linhas gerais, as dark kitchens são cozinhas totalmente preparadas para serem transportadas no delivery, ou seja, são feitas e embaladas de maneira específica para chegar nas casas com toda qualidade possível. Vantagens do Delivery

5 vantagens do serviço delivery para restaurantes

Depois desse período de crescimento dos serviços de entrega, é possível levantar algumas vantagens ótimas de implementar um sistema de entrega em domicílio no seu estabelecimento. Confira quais são eles:

Aumenta o faturamento

Quando você tem a possibilidade de entregar, o seu estabelecimento não fica mais limitado a capacidade física do espaço, podendo atender mais consumidores ao mesmo tempo, até quando a casa estiver lotada. Um efeito colateral disso, é que quando as pessoas pedem entrega em domicílio e gostam do seu produto, as chances de quererem visitar os espaço são grandes, e quem sabe, até podem levar amigos.

Ajuda a manter a meta de vendas

Talvez aqueles 10% a mais que você não conseguiu atingir no seu estabelecimento, poderiam ser facilmente alcançados se houvesse um sistema de delivery. Isso é importante para algo que falaremos adiante, que são os aplicativos de entrega, que permitem que você possa ativar e desativar as entregar, podendo assim escolher qual momento utilizar para bater as metas de vendas.

Dá mais comodidade

Muitos consumidores podem ter muita vontade de experimentar um prato do seu restaurante, mas na correria não tem tempo de visitar, portanto, ter a entrega como alternativa pode facilitar a vida dele e estimulá-lo a fazer o pedido.

Diversifica o canal de aquisição

Geralmente, restaurantes e padarias atraem muitos clientes pelo ponto que estão localizados, ou seja, consumidores que passam na frente do seu negócio e também por indicações de quem experimentou e gostou. Com a entrega em domicílio, o interessado pode pedir para testar, e se gostar, você ganha um novo cliente.

Fidelização do cliente

Imagine que um consumidor passou na frente do seu estabelecimento por acaso, entrou e gostou, porém ele não vai tão cedo para a região. Se ele é impactado por uma propaganda falando sobre o delivery, tem muitas chances dele pedir mais uma vez. Dessa forma, você fideliza o cliente que não fica mais restrito apenas a visita física.

Como fazer delivery no meu restaurante?

Cada tipo de negócio pode se beneficiar de uma estrutura diferente para planejar suas entregas, porém, via de regra, algumas características são comuns na maioria dos estabelecimentos. As principais etapas são:

Defina o raio de atendimento

Esse ponto é importante para que você defina o sistema de entregas, se será com carro, moto, bicicleta ou até a pé. Quanto maior o raio de atendimento, maior o número de possíveis clientes, porém aumenta os gastos com transporte. O caminho ideal é expandir o raio, conforme expande sua clientela.

Contrate um entregador ou terceirize o serviço de entrega

Você pode ter alguém na empresa que faça as entregas, mas vale a pena investir em um entregador profissional ou mesmo um serviço especializado, pois geralmente esses profissionais têm amplo conhecimento de rotas para otimizar as entregas, fazendo-as em menos tempo. Afinal, o cliente quer receber seu pedido quentinho, não é mesmo? Aplicativos Delivery

Conheça as opções de aplicativos de delivery

A princípio, os aplicativos de entrega em domicílio eram apenas um intermediador entre cliente e restaurante, mas aos poucos, passaram a conectar também entregadores a restaurantes, criando uma rede de entregas mais eficiente. Isso permitiu que restaurantes e padarias consigam em um único serviço ter um entregador disponível e também um canal de vendas direta com o cliente. Os principais aplicativos de delivery são:

Ifood

Ifood é o líder do mercado brasileiro, e é uma boa forma de aplicar a entrega em domicílio a sua operação. As comissões variam de cada plano, mas ficam entre 12% e 23%, dependendo se haverá entrega pelos motoqueiros parceiros ou não. A grande vantagem do Ifood é que por ser o mais popular, funciona como uma forma de divulgação do seu estabelecimento que passa a alcançar mais consumidores.

Rappi

Diferente do Ifood, o Rappi é um aplicativo que vai além da entrega de comida e oferece outros serviços como farmácia, supermercado e vários outros itens, incluindo saques de dinheiro vivo. No momento da apuração deste artigo, o Rappi trabalha com comissões que vão de 5% sobre as vendas no plano mais simples, até 18% no serviço completo. Sendo assim, a vantagem atual do Rappi é justamente as comissões que são mais atrativas.

James

O James tem um modus operandi semelhante ao Rappi, tanto que o lema da empresa é “O James entrega de tudo.” Fora do país o serviço está bem consolidado, mas por aqui, começou a crescer recentemente após ser adquirido pelo Grupo Pão de Açúcar. O foco maior do aplicativo é para entregas de mercado, por motivos que vimos acima, porém as taxas são de 10% ou você pode optar por pagar uma mensalidade também.

Invista em boas embalagens

Assim como falamos das dark kitchens la no inicio, se seu negócio vai aderir ao delivery, pense bem nas embalagens que você vai utilizar. Os requisitos são para que elas garantam a integridade do produto, sejam práticas para o cliente manusear e não interfiram no sabor e textura do produto. Se conseguir embalagens personalizadas é sempre melhor, pois se torna uma peça de propaganda do seu estabelecimento.

Planeje o processo de atendimento

Saiba que o sistema de atendimento da praça física não se aplica a entrega em domicílio, é preciso considerar os pedidos de entrega de forma separada. Algumas coisas podem ser compartilhadas, mas leve em consideração que para os pedidos do delivery, além do tempo de preparo tem o tempo de trajeto, e é ideal que o cliente não fique esperando muito tempo. Técnicas de pré preparo, bancada para organizar e maquinários que otimizem a produção serão seus maiores aliados nessa tarefa.

Conheça as opções de máquinas da Reemaq e otimize o processo de produção do seu restaurante!

Conclusão

As entregas de comida sempre existiram, mas a tecnologia agregou uma comodidade e praticidade que deixa claro que a tendência do futuro é cada vez aumentar mais os deliverys. Quanto antes seu estabelecimento se adequar, maiores serão os benefícios. Aproveita para otimizar a sua produção para entregas com a linha de produtos Reemaq.
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