Máquinas e Equipamentos para Gastronomia

Forno de pizza: como funciona? Tipos e qual o melhor
20/09/2022

Forno de pizza: como funciona? Tipos e qual o melhor

Existe uma certa ideia dos mais tradicionais que o forno de pizza ideal tem que ser a lenha, para garantir uma crocância na massa e de quebra um sabor defumado nos ingredientes da cobertura. De fato o uso de forno a lenha tem suas características, mas numa produção de alta demanda, ele é contraproducente, além de que, não é todo estabelecimento que vai ter a estrutura para construir esse tipo de forno. Contudo, a tecnologia está sempre evoluindo, e com os fornos não é diferente, e hoje em dia temos modelos específicos para pizzarias que garantem agilidade na produção com total qualidade, que não fica devendo em nada para os de lenha. Vem com a gente entender melhor sobre os modelos de forno de pizza que você  pode colocar na sua cozinha e assim otimizar a sua produção. Boa leitura.

Benefícios de usar um forno de pizza

Benefícios do forno de pizza Sempre que você usa a ferramenta adequada para executar uma tarefa o resultado é muito melhor, afinal, rosquear um parafuso com uma chave de fenda é bem mais efetivo do que com uma faca de serra. Com o forno de pizza é a mesma coisa, pois trata-se de um equipamento específico para uma cocção perfeita de um jeito bem mais ágil e eficiente. Os principais benefícios de um forno de pizza são:
  • Controle preciso de temperatura
  • Cocção uniforme e rápida
  • Economia de gás
  • Aumento da produção
  • Fácil de utilizar
Isso porque não estamos falando de nenhum tipo específico de forno, pois há vários modelos disponíveis que dependendo da sua produção podem entregar ainda mais vantagens. Mais a frente falaremos mais sobre esses modelos, fique até o final.

O que um forno de pizza precisa?

Novamente, aqui nós estamos falando de fornos de pizza elétricos que são de fato o modelo que melhor oferece custo benefício para sua operação. Ainda assim, para atingir um bom nível de qualidade é preciso que esse equipamento atenda alguns requisitos que sua operação precisa para funcionar com eficiência. Estabilidade na temperatura é um ponto importante, pois a cocção precisa ser uniforme, então é importante que o forno ofereça um controle preciso da temperatura. Para isso é preciso potência, então busque um forno que tenha uma boa capacidade para aguentar a demanda da sua pizzaria. Confira também a qualidade do material, principalmente do isolamento térmico e das pedras para garantir máxima retenção de calor e assim conseguir sempre o melhor desempenho. Busque também opções que ofereçam capacidade de cocção simultânea, pois num dia corrido isso faz muita diferença. Para entender um pouco melhor, vamos ver os tipos de fornos de pizza que há no mercado.

Tipos de forno de pizza e como funcionam

Forno esteira para pizza da Reemaq Normalmente a gente divide os fornos de pizza em quatro tipos, considerando aqueles que vão para uma cozinha industrial e precisam de bom desempenho para atender a demanda. A escolha do tipo que vai melhor se encaixar na sua operação é muito particular e vai depender dos objetivos principais do seu restaurante. Nosso papel aqui é mostrar as características de cada uma delas, assim você pode entender qual equipamento melhor se encaixa na realidade da sua operação e também da demanda. Sem mais delongas, vamos aos tipos de forno de pizza.

Forno de esteira

Há muitos donos de restaurantes que acreditam que esse seja o forno ideal em termos de desempenho e eficiência, pois favorece uma produção sistêmica dos alimentos. A ideia da esteira é justamente permitir que você vá colocando as pizzas de um lado e que elas saiam devidamente assadas do outro, num processo contínuo que sem dúvida agiliza qualquer operação. Detalhe, esse processo não demanda interferência do pizzaiolo como em outros fornos, pois o cozimento é uniforme, é literalmente colocar a pizza e pegá-la pronta do outro lado.

Forno de lastro

O forno de lastro é um equipamento bem mais robusto, pois seu modo de aquecimento demanda uma estrutura própria para garantir o maior aproveitamento do calor gerado. Ele é um tanto mais versátil, pois pode ser usado em restaurantes e padarias, pois em especial para assar pães, ele promove que a cocção ocorra sem desidratação excessiva. Ou seja, os alimentos não ficam ressecados nesse tipo de forno, o que pode ser ótimo para pizzas de massa mais alta.

Forno convector

O forno convector ou forno de convecção é uma opção interessante que permite que você asse vários itens ao mesmo tempo, pois os modelos profissionais são equipados com bandejas. O processo desse forno utiliza o fluxo de ar para auxiliar o cozimento e um modelo que tenha um bom isolamento, retém o calor e promove um cozimento mais ágil e mais uniforme.

Forno a lenha

Por fim, não podemos deixar de falar do modelo mais tradicional que é o forno a lenha, que no caso demanda uma estrutura que comporte a construção da peça, contando também com pedras refratárias de qualidade para direcionar bem o calor. No forno a lenha, é necessário a ação de um pizzaiolo experiente para manusear a pizza corretamente e garantir uma cocção mais uniforme. Apesar de ser um tipo de forno que atende aos propósitos, ele acaba não sendo tão eficiente para alta demanda. Novamente, tudo vai depender do objetivo do seu negócio e se a sua realidade financeira comporta a construção desse forno.

Qual o melhor forno de pizza industrial?

O melhor é sem dúvidas aquele que vai funcionar na sua operação sem comprometer seu orçamento, então a escolha precisa levar isso tudo em conta. Os fornos que citamos, em especial os elétricos, possuem várias opções no mercado, com custos variados, então o que você precisa pesquisar é se o equipamento tem qualidade e durabilidade.

Cuidados ao usar forno de pizza

Cuidados do forno de pizza Lidar com um produto que chega a mais de 400 graus pode ser arriscado, por isso é importante tomar alguns cuidados ao usar o forno de pizza. Também é importante cuidar do equipamento para que sua vida útil seja prolongada. Os principais cuidados e riscos ao usar o forno de pizza são:
  • Limpeza após o uso
  • Controle da temperatura
  • Uso de luva de proteção
  • Manutenção em dia
A Reemaq leva muito a sério a segurança, por isso nossos produtos atendem às Normas Regulamentadoras, nesse caso a NR-12 em todos nossos equipamentos.

Conheça todas as opções de fornos de pizza industrial da Reemaq

Conclusão

Fornos de pizzas são equipamentos que realmente fazem toda diferença na produtividade do seu estabelecimento, por isso, fazer a melhor escolha é importante para dar o salto produtivo que você precisa. A Reemaq tem equipamentos fabricados com material de qualidade, durável e com toda segurança para você e sua equipe. Saiba mais sobre nossa linha de produtos.
Voltar
  • Compartilhe:
ORÇAMENTO RÁPIDO WHATSAPP

Fale com um especialista
pelo WhatsApp

Carregando

Carregando

Controle sua privacidade

Ao continuar navegando pelo site, você estará aceitando expressamente as condições da nossa política de privacidade. 

Política de Privacidade
Rejeitar
Aceitar