Curiosidades
29/07/2022

Qual a temperatura ideal para assar pizza no forno a gás, a lenha e elétrico

Introdução Quem é leigo na cozinha nem sempre presta atenção no botão que indica os graus de temperatura do forno dos fogões a gás - modelo mais popular no Brasil.  Em uma cozinha profissional bons equipamentos fazem toda diferença na qualidade dos pratos produzidos, e para restaurantes, controlar com precisão a temperatura do forno de pizza é fundamental para fazer aquela massa saborosa e levemente crocante. Para isso, você sabe qual tipo de forno será o ideal? Acompanhe no artigo de hoje as diferenças entre cada tipo de forno e qual deles oferece o melhor custo benefício e o controle mais correto para suas pizzas ficarem perfeitas e seus clientes saírem satisfeitos. Boa leitura. segredos da temperatura forno pizza

Os segredos da Pizza: o forno

Uma boa pizza é irresistível, e é difícil achar alguém que não ame essa iguaria, e para o seu preparo ser excelente, há alguns segredinhos que fazem muita diferença na qualidade do prato. Além de uma boa massa, um molho saboroso e uma cobertura deliciosa, tudo isso precisa ser bem harmonizado na hora de assar para que a pizza atinja aquele ponto crocante na medida. Para isso, um bom controle de temperatura no forno de pizza é fundamental para atingir esse bom nível de textura da massa e ponto de cozimento das coberturas. Se a sua cozinha ainda não tem um bom forno que te permita ter certeza da temperatura, é hora de conhecer as opções do mercado.

Qual é a temperatura ideal para assar uma pizza?

Os especialistas em pizza recomendam que um forno de pizza eficiente deve atingir a temperatura de no mínimo 250ºC, sendo ideal que cheguem a 400ºC para cozimento mais rápido, pois só assim é possível atingir aquela base fina e crocante da massa e ainda conseguir que o queijo derreta por completo no topo. Além dessa temperatura específica, é necessário que o calor envolva toda a pizza, então o forno também precisa garantir uma boa circulação do ar quente. Geralmente os fornos profissionais básicos podem atingir entre 250ºC e 280ºC.

A importância da temperatura

Aqui estamos falando de pizzarias profissionais que é o caso do seu restaurante, e para atingir um nível de excelência que vai encantar seus clientes, manter a temperatura do forno de pizza no ponto certo é fundamental para garantir o cozimento uniforme do prato.

Como assar uma pizza no forno?

Quem assa pizza em casa já deve ter percebido que é muito difícil chegar naquela crosta deliciosa das pizzarias profissionais, isso porque, os fornos convencionais não alcançam a temperatura de 250ºC que mencionamos. Mas há uma técnica que pode ajudar a melhorar os resultados, e você pode utilizá-la inclusive no seu restaurante caso ainda não tenha um forno profissional. A técnica é a seguinte: pré-aqueça o forno até atingir os 180ºC e coloque a pizza. Em intervalos de 5 em 5 minutos abra o forno e gire a bandeja para que a pizza cozinhe por igual de todos os lados. Quando o queijo derreter completamente ou a massa chegar num tom marrom-claro é sinal que a pizza está pronta.

Quanto tempo fica pizza no forno?

Em média, na temperatura acima de 200ºC, a pizza fica cerca de 15 minutos para assar completamente, mas esse tempo pode variar do tipo de forno, como veremos melhor a seguir. temperatura forno pizza qual escolher

Qual forno escolher?

Essa é uma escolha muito particular de cada dono de restaurante, que a depender do conceito de sua pizzaria vai optar por um ou outro tipo de forno. Nosso objetivo aqui é mostrar as opções que são mais eficientes no quesito de custos e também desempenho para que você entenda o que se encaixa melhor na realidade da sua produção.

Forno a gás

Os fornos a gás costumam deixar as pizzas bastante saborosas, mas, em geral, é difícil manter a precisão da temperatura. Outra questão é que os custos com o gás podem ser bastante elevados a depender do seu ritmo de produção, então é importante pensar bem antes de optar por esse forno, ainda mais se seu restaurante está começando.

Forno a lenha

O forno a lenha tem todo um conceito de tradicionalismo por trás da sua utilização e de fato podem ser opções interessantes, pois podem atingir os 400ºC como falamos. O ponto contra é que é preciso um espaço bem amplo para construção desse tipo de forno e muita atenção à alimentação da chama para que a temperatura não caia, sendo assim complicado manter o controle fino.

Forno elétrico

A terceira e última opção são os fornos elétricos, que na nossa opinião são altamente práticos e muito eficientes. A temperatura do forno para pizza elétrico pode ser controlada digitalmente, assim como pode ser ativado um timer, assim não corre riscos da pizza passar do ponto. É a opção que une o melhor custo benefício, principalmente para quem está abrindo restaurante agora, pois vai trazer um bom desempenho e é bem simples de ser manuseado na sua cozinha.

O que é e como usar pedra refratária?

A pedra refratária, como o nome diz, é um tipo de minério que absorve parte do calor que recebe e manda de volta ao ambiente uma boa parte dele. Por isso ela é muito utilizada nas paredes internas de fornos, pois colabora para uma distribuição mais eficiente do calor para os alimentos. No caso das pizzas, é uma ótima opção, pois ajuda a assar de maneira homogênea, inclusive a parte debaixo da massa. diferença sabor temperatura forno pizza

A diferença de sabor é perceptível?

Esse é um tópico bastante controverso que é difícil dar uma resposta objetiva. O que podemos dizer é que em geral, os fornos elétricos e a gás não interferem diretamente no sabor das pizzas, por mais que muitos digam que no forno a gás ficam mais saborosas, isso é mais uma questão de percepção do que um fato. No forno a lenha é diferente, pela razão de que é possível utilizar alguns tipos de madeira que são mais aromáticas e pode ser que isso traga notas defumadas para o sabor da pizza. Por fim, na nossa opinião, o sabor está muito mais ligado à qualidade dos ingredientes e do ponto de cozimento da massa do que do modo em que se assa.

Onde encontrar fornos de qualidade?

Para a cozinha do seu restaurante ser realmente profissional, você precisa ter controle pleno da temperatura do forno de pizza e isso você só consegue com equipamentos de qualidade. Hoje tem muitas opções no mercado, porém aqui na Reemaq temos ampla experiência fornecendo maquinários profissionais para restaurantes e panificadores, e para pizza, temos uma linha de fornos excelente que você precisa conhecer.

Depois de ler sobre esse assunto até bateu aquela fome, né? Aproveite e conheça nossas opções de fornos em nosso site!

Conclusão

Controlar a temperatura do forno de pizza do seu restaurante é fundamental para garantir um cozimento de qualidade, e como você viu, as opções para isso são variadas. A dica final é que você aposte num equilíbrio entre custos e bom desempenho para entregar produtos de qualidade no seu estabelecimento, e para isso, aposte nos equipamentos Reemaq.
Voltar
Compartilhe: