Massa
15/09/2022

Boleadora de massa: como bolear pão usando máquina a certa

O manuseio das massas na produção de uma padaria é uma atividade que por muito tempo era exercida por exímios profissionais. Afinal, a técnica de bolear a massa, ou seja, dar um formato esférico não era algo tão simples, pois demandava certa técnica manual para atingir padrões de qualidade e uniformidade. Contudo, com uma boleadora de massas, toda essa expertise que era reservada a uma mão de especializada, passa a ser acessível a toda coxinha. Esse equipamento tem como objetivo criar bolas de massa uniformes e em tempo recorde, sem precisar de um especialista pois o funcionamento é super simples. Então, vem entender mais sobre como ter bolas perfeitas instalando uma boleadora de massas nas operações da sua padaria. Boa leitura.

Você sabe como bolear um pão?

Quem já tentou fazer pão, pizza ou até esfiha em casa, sabe que fazer uma bolinha de massa bem feita não é nada fácil. A teoria parece até ser simples, mas na hora de literalmente pôr a mão na massa, a coisa não sai do jeito que esperamos. Mas então como bolear pão de forma rápida e eficiente? Primeiro, é necessário saber a técnica certa, no entanto o diferencial mesmo está na prática constante , então quanto mais pães você fizer, mais suas bolinhas vão ficar perfeitas e bem mais rápidas de se fazer. Não há uma única técnica de como bolear pão e outras massas, porém as duas principais são a boule e a bâtard que você verá a seguir.

Como bolear pão: Bola e Batard

Essas duas técnicas de manuseio são originárias da França, como os nomes nos indicam, mas apesar dessa origem chique não são nenhum bicho de sete cabeças para se fazer, basta entender a técnica e praticar bastante. Por isso, vamos conhecer as diferenças de cada técnica e como executá-las de forma eficiente.

Bola (Boule)

Esta técnica é para fazer as bolinhas clássicas de pão, pizza e afins, deixando-as bem firmes, redondinhas e com acabamento suave. O manuseio ideal consiste basicamente em dobrar as bordas da massa no sentido de fora para o centro, formando um tipo de trouxinha. Depois basta virar a emenda para baixo e ir empurrando levemente com os dedos na sua direção para dar tensão à massa e deixar o pãozinho bem firme.

Batard (Bâtard)

Este método vai além da bola tradicional, porém começa por ela como base. O processo do batard consiste em pegar a bola de massa (depois de descansada) que você já aprendeu a fazer, e colocar em superfície untada com farinha para poder amassar até tirar o gás que se formou com a fermentação. Na sequência dobre as pontas de um dos lados no sentido do centro e sele as emendas. O resultado final dessa técnica é aquele formato de pão francês clássico, mas pode servir para outros tipos de panificação.

O que é uma Boleadora de massa?

Todas essas técnicas rebuscadas que abordamos acima, podem ser feitas de uma forma automática, adquirindo um maquinário para panificação que tem essa função: fazer bolas perfeitas de massa. A boleadora de massa é um equipamento para padarias, pizzarias e restaurantes que vai reduzir o tempo gasto fazendo as bolas que falamos e dispensando o conhecimento técnico por parte da sua equipe. O equipamento em si é uma plataforma com um caracol onde entra a massa e em seguida sai já com o formato de esfera. Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras, considerando isso, acreditamos que um vídeo deve falar ainda mais. Confira abaixo um videozinho de 1 minuto de um de nossos modelos de boleadora de massa Reemaq em pleno funcionamento: https://m.youtube.com/watch?v=2iPVLhzjucA Perceba como o processo é incrivelmente rápido e como podem ser feitas bolas de massa de vários tamanhos. Sem dúvida essa máquina é um grande ganho para produtividade de qualquer panificadora.

A importância de um boleador na sua produção

Mesmo para o padeiro que domina a técnica de como bolear pão manualmente com rapidez e preciso, isso leva um certo tempo para ter um rendimento satisfatório. Contudo, numa produção de alto volume no dia a dia, isso ainda pode se tornar um grande gargalo na produtividade da sua empresa. Nessas horas, nada melhor do que contar com o auxílio de uma máquina boleadora profissional. A boleadora é um equipamento industrial que simplesmente pega toda a técnica que falamos acima, e executa em poucos segundos através do seu mecanismo específico para função, gerando bolas perfeitas com acabamento suave e totalmente padronizadas.

Quais os benefícios de um boleador de massas?

Indo direto ao ponto o maior benefício de ter um boleador de massas na sua produção é a economia de tempo, pois o trabalho de fazer bolas perfeitas é executado em segundos, com um ganho substancial de performance e qualidade. Além disso, é o tipo de maquinário que se mostra um investimento que dá retornos positivos em pouco tempo de uso. Confira alguns benefícios do boleador de massas:

Aumento de produtividade

As máquinas boleadoras Bol 600 Reemaq por exemplo, fazem bolas de massa de 20 a 600 gramas em poucos segundos, representando um aumento considerável na produtividade de diversos produtos de panificação, com um custo benefício super atrativo.

Padronização do produto

Nada melhor para fortalecer sua marca do que ter um padrão de qualidade bem estabelecido, e para isso, uma boleadora de massas fará seus pães, pizzas, esfihas e afins, saírem do forno todos com o mesmo formato, com aquele acabamento suave de altíssima qualidade.

Diminuição de esforço

Aquele movimento repetitivo de ficar rodando a massa com a mão vai deixar de ser necessário, e os funcionários poderão focar em outros aspectos da produção, se você possuir uma boleadora. E não para por aí, a máquina também te ajuda a aprimorar a qualidade dos seus produtos de panificação e otimizar o tempo da produção. Não só as boleadoras, mas vários outros maquinários que vão aumentar a performance produtiva da sua empresa, você encontra aqui. Portanto, conte com os equipamentos para panificação da Reemaq para otimizar sua panificadora. Acesse nosso site e conheça os produtos!

Boleadora de massa serve só para pão?

De fato, o uso da boleadora para fazer pães é o mais comum, por ser justamente um item de alto consumo que tem uma rotatividade grande no dia a dia de uma padaria. Mas como mostramos, as boleadoras Reemaq são capazes de fazer bolas de 20 até 600 gramas, o que abre um leque gigantesco de possibilidades. Com esse alcance todo você pode fazer:
  • Pizzas médias e grandes
  • Brotinhos
  • Esfihas abertas
  • Pães brioches
  • Pão de hambúrguer
E isso são só as ideias mais básicas, pois usando a criatividade é possível fazer muitas coisas usando o equipamento, quem sabe até criar um produto novo exclusivo para sua marca, hein? Tudo isso é possível, ainda mais com um maquinário de qualidade que ofereça o melhor custo benefício do mercado.

Confira as opções de boleadoras da Reemaq para usar no seu estabelecimento

 Conclusão

Panificação é a arte de meter a mão na massa literalmente, mas para ir para o próximo nível quando o assunto é volume de produção, toda ajuda é bem vinda. Ainda mais se for de um maquinário de alto desempenho, fabricado com os melhores materiais, e com mecanismo que garante uma entrega eficiente, rendendo bolas de massas firmes e suaves que já saem prontas para se tornarem pães, brioches, pizzas, esfihas e o que mais a criatividade do padeiro permitir. Faça esse investimento em uma boleadora de massas Reemaq e otimize sua produção.
Voltar
Compartilhe: